terça-feira, 8 de julho de 2014

Balanço das atividades 2014 - 2015

Dia da Terra

No dia 22 de Abril, comemorámos  o dia da Terra com uma exposição, no átrio da escola, de trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano sobre os diferentes ecossistemas e da responsabilidade da professora de Ciências Naturais Rosário Silva.  Foi grande o empenho dos alunos e os trabalhos mostraram alguma qualidade.




Saída de Campo

Xantoria parietina
Este ano a professora de Ciências Naturais, Mª do Rosário Silva, aventurou-se com os seus alunos de turmas de  8º ano, pelas ruas da cidade de Abrantes para demonstrar a localização especifica dos líquenes, que se multiplicam pelos troncos da árvores e pelos muros da nossa cidade.
Os LÍQUENES são considerados biossensores ou bioindicadores da qualidade do ar, uma vez que são extremamente sensíveis às variações da poluição atmosférica especialmente a que é causada pelo dióxido de enxofre - SO2 . Assim, a abundância de uma determinada espécie de Líquen é um indicador precioso do grau de poluição atmosférica nesse local.

Parmélia carperata
Usnea articulata ( sem SO2)

Dia da árvore e da poesia

No dia 21 de Março comemorámos este dia com uma  exposição de trabalhos realizados por alunos de diferentes turmas com a colaboração das docentes do grupo de línguas.
Foram construídas  duas árvores e em cada folha estava escrita uma quadra, criada ou recolhida pelos alunos que quiseram participar.


Concurso Geração Depositrão

O desafio era juntarmos o maior número de quilogramas em eletrodomésticos, em fim de vida.
Conseguiu-se mais do que uma tonelada !!!!
O objetivo da atividade era a participação num concurso nacional, no qual ficámos em quinto lugar a nível distrital.





Horta Biológica

Criámos esta ano uma horta biológica, feita em recipientes de plástico e canteiros em pneus. Pedimos a colaboração dos professores de artes para pintar os pneus, mas o excesso de trabalho, a falta de empenho demonstrada pelos alunos fez com que esta atividade ficasse muito aquém das nossas expectativas.
Concorremos a um concurso, promovida pela Valorfito, que consistia em construir um Almanaque onde se apresentavam todas as a atividades tipicas da nossa região, da agricultura, por mês. Este Amanaque foi elaborado pelos alunos, Beatriz Cunha, Duarte Ferreira, Mara Pires e Guilherme Dias, do 11º ano da turma F 

Eco - Código

O grande desafio para o eco-escolas era o de elaborar um eco código. Este consistia na elaboração de normas de conduta para a preservação do ambiente. 
Resultaram diversos cartazes com frases alusivas ao tema e ilustradas com imagens/desenhos. 
Foi selecionado um deles para a participação nacional do concurso.
Este trabalho resultou da parceria entre os alunos do oitavo ano, professora de Artes Visuais e a equipa do projeto Eco Escolas.
Os trabalhos resultantes foram alvo de uma exposição na Biblioteca da Escola para apreciação de toda a comunidade educativa.



Estás de Férias: aproveita!!!
Descontrai, sonha, ri!
Tens tempo:
Refresca-te, Informa-te, lê.
Relaxa, respira… Sente…
Estás de Férias…
Aproveita ao MÁXIMO cada instante … mas lembra-te:

MANTÉM-TE

 ECOLÓGICO. 

O Grupo Eco-Escolas, deseja a toda a comunidade Escolar:
Umas Ótimas ECO-FÉRIAS!!!






Sem comentários:

Enviar um comentário